Guarda
na Imprensa

23 de abril de 2024
ANGPB e SINDGUAPOR-RJ mantêm diálogo com Comissão de Juristas formada para Revisão da Lei dos Portos
Na última semana, as entidades participaram de Audiência Pública da Comissão que pretende realizar a revisão da legislação de Portos. Cumprindo agenda em Brasília, a Associação Nacional da Guarda Portuária do Brasil – ANGPB e o Sindicato dos Guardas Portuários do Estado do Rio de Janeiro – SINDGUAPOR-RJ estiveram presentes na Audiência Pública realizada pela Comissão de Juristas responsável por elaborar proposta para revisão legal da exploração de portos e instalações portuárias. Desde a formação da Comissão, publicada pela Câmara dos Deputados, as entidades vêm buscando o diálogo com integrantes do grupo responsável por revisar a legislação dos Portos, com o objetivo de melhorar a redação específica que trata sobre a Guarda Portuária na atual Lei 12.815/2013, a exemplo da reunião virtual que ocorreu no dia 13 de março com o Ministro do TST, Sr. Douglas Alencar Rodrigues, presidente da Comissão, e com o Desembargador do TRT, Sr. Celso Ricardo Peel Furtado de Oliveira, relator da Comissão. Fonte: ANGPB
1 de março de 2024
Juiz reconhece poder de polícia de guarda portuária e condena grupo por tráfico
O magistrado anotou que o órgão integra o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), conforme dispões o artigo 9º, parágrafo 2º, inciso XVI, da Lei 13.675/2018, sendo ainda regido pelo Regulamento da Guarda Portuária (Decreto 87.230/1982). A Guarda Portuária tem atribuição para exercer o poder de polícia em sua área de atuação, ainda que nas dependências de terminal privado. Com essa observação, o juiz Roberto Lemos dos Santos Filho, da 5ª Vara Federal de Santos (SP), reconheceu que foi legal a ação de integrantes da corporação ao prender em flagrante quatro homens com 119 quilos de cocaína. Assim, ele condenou o grupo por tráfico internacional de droga. A prisão ocorreu na madrugada de 14 de julho de 2023. A defesa de dois dos réus alegou em suas alegações finais que houve ausência de justa causa para a busca pessoal nos acusados. Segundo ela, a atuação da Guarda Portuária foi inadequada porque desempenhou atividades de policiamento ostensivo, que vão além de suas atribuições legais. Por esse motivo, pediu a nulidade das provas produzidas. Essa tese, no entanto, foi rechaçada pelo julgador, conforme o qual a Guarda Portuária desempenha “papel fundamental na segurança e vigilância das áreas portuárias”. O magistrado anotou que o órgão integra o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), conforme dispões o artigo 9º, parágrafo 2º, inciso XVI, da Lei 13.675/2018, sendo ainda regido pelo Regulamento da Guarda Portuária (Decreto 87.230/1982). “É inegável, portanto, que os agentes do referido órgão detêm a incumbência de realizar atos necessários para coibir a prática de atos ilícitos nas dependências das instalações portuárias, inclusive conduzir buscas pessoais e veiculares necessárias à proteção da integridade dos bens e instalações portuárias ou de assegurar a adequada execução dos serviços portuários”, frisou Roberto Lemos. No caso dos autos, guardas portuários foram acionados após o comportamento suspeito do motorista de um caminhão. Ele passou em alta velocidade por um aparelho de escâner do pátio da empresa Brasil Terminal Portuário (BTP), em Santos, motivando a abordagem. Outros três homens estavam escondidos na cabine do veículo, onde foram apreendidos quatro bolsas com tabletes de cocaína e três lacres de contêineres clonados. Provimento parcial “As provas produzidas nestes autos demonstram de forma segura que os acusados tiveram efetiva participação da operação de guarda e transporte para o interior do terminal portuário da grande quantidade de cocaína apreendida (119 kg), que seria inserida em contêiner destinado a país estrangeiro”, concluiu o juiz ao condenar os quatro réus por tráfico internacional. O Ministério Público Federal também pediu a condenação do grupo por associação para o tráfico, mas o julgador o absolveu com base no in dubio pro reo (na dúvida, a favor do réu). Apesar de vislumbrar indícios de associação, Lemos ponderou inexistirem provas conclusivas “acerca da estabilidade e permanência na reunião dos acusados e demais indivíduos não identificados para a prática permanente, reiterada, de tráfico de drogas”. Apesar de absolver pela associação, o magistrado negou aos réus a redução de pena prevista no artigo 33, parágrafo 4º (tráfico privilegiado), requerida pela defesa, “tendo em vista as condutas terem se concretizado, por certo, em ação orquestrada e executada pelos acusados junto com terceiros não identificados, em ações próprias às desenvolvidas por organizações criminosas”. Um dos réus admitiu que receberia R$ 50 mil para levar a cocaína ao terminal portuário e colocá-la em contêineres previamente definidos. Esse dinheiro seria dividido com os demais acusados, com os quais ele se encontrou pouco antes do início da logística criminosa, na estação de catraias que realizam a travessia Santos-Guarujá. O autor da confissão não revelou quem o contratou para essa empreitada. Processo 5004740-09.2023.4.03.6104 Fonte: CONJUR – Eduardo Velozo Fuccia
23 de fevereiro de 2024
Guarda Municipal de Guarujá realiza curso de formação junto à Guarda Portuária.
Alunos realizaram navegação no estuário, na qual foram apresentados os terminais. A quarta-feira (22) ficou marcada por trabalhos realizados entre a Guarda Portuária e a Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá em conjunto durante um curso de formação. Após a atividade, as corporações participaram de uma visita técnica embarcada ao estuário do Porto de Santos. Durante a palestra, foram apresentadas aos novos GCM as atividades e funções da Guarda Portuária na segurança do Porto de Santos, assim como demostrada a necessidade de integração dos serviços realizados entre a corporação e a GCM na área guarujaense do Porto, margem esquerda do complexo portuário.Na sequência, os alunos realizaram navegação no estuário, na qual foram apresentados os terminais. O curso contou com a participação de 35 alunos e dois instrutores da GCM, com palestra dos Guardas Portuários Rafael Gonçalves dos Santos, Felipy Nunes de Barros e Murilo Antunes Barroqueiro. Fonte: Diário do Litoral
23 de fevereiro de 2024
Guardas portuários iniciam capacitação para atuação no novo CCCom do Porto do Rio Grande
A utilização de recursos de última geração permitirá o aprimoramento das ações de segurança no principal porto marítimo do Rio Grande do Sul. A Portos RS deu início, na última semana, aoprocesso de capacitação dos Guardas Portuáriospara atuação no novo Centro de Controle eComunicação (CCCom) do Porto do Rio Grande. O investimento integra integra o o pacote de ações executadas pela Autoridade Portuária para a modernização das instalações aos padrões de ISPS Code e de Alfandegamento. A utilização de recursos de última geração permitiráo aprimoramento das ações de segurança no principal porto marítimo do Rio Grande do Sul. Entre as inovações estão o novo CFTV com inteligência artificial aplicada, os sistemas de defesa de perímetro, de alarme e de comando por alta voz, além do gerenciamento do controle de acesso. As obras, que atingem toda a infraestrutura portuária, estão sendo executadas pela empresa Eagle, especializada no fornecimento de sistemas de segurança eletrônica e vencedora da licitação realizada pela Portos RS. Os investimentos avaliados em R$ 46,7 milhões, colocam o Porto do Rio Grande em posição de destaque no atendimento dos padrões internacionais. De acordo com o diretor de infraestrutura, Lucas Meurer, “a modernização das instalações portuárias é algo que vinha sendo planejado pela extinta Superintendência e agora com a Portos RS esse desejo está sendo concretizado. Tratam-se de várias intervenções que juntas atenderão aos padrões de ISPS Code e de alfandegamento. O novo CCCom é uma parte desse processo e o investimento em recursos de última geração se refletirá no aprimoramento das ações de segurança e no controle de acesso da unidade”, explicou ele. Fonte: O Litorâneo
23 de fevereiro de 2024
Polícia Federal, FICCO de Ilhéus e Guarda Portuária apreendem 47 kg de cocaína em Porto de Ilhéus
O entorpecente, com alto teor de pureza, estava sendo levado para o interior do navio em pequenas quantidades. Uma pessoa foi presa em flagrante. lhéus/BA – Em operação conjunta, Polícia Federal, Guarda Portuária e FICCO de Ilhéus, apreenderam 47 kg de cocaína em Navio Cruzeiro que atracou no Porto de Ilhéus/BA em 22/02/2024. O entorpecente, com alto teor de pureza, estava sendo levado para o interior do navio em pequenas quantidades. Uma pessoa foi presa em fragrante quando estava entrando na embarcação transportando 4kg da droga. Posteriormente, mais de 40kg foram localizados em malas em uma das cabines do Cruzeiro. O flagrante foi lavrado na Polícia Federal que segue com as investigações para identificar os demais integrantes da Organização Criminosa. Qualquer informação relacionada a crimes tráfico de drogas ou outros crimes investigados pela Polícia Federal de Ilhéus/BA podem ser denunciados pelo WhatsApp 71.9258-0158 ou pelo e-mail gab.ils.ba@pf.gov.br, sendo que a Polícia Federal preserva a identidade do(a) denunciante. Fonte: Comunicação Social da PF na Bahia/ Bahia cs.srba@pf.gov.br | www.pf.gov.br / (71) 3319-6002 (WhatsApp)
8 de fevereiro de 2024
PF e GUARDA PORTUÁRIA apreendem tabletes de cocaína em navio no Porto de Santos
O entorpecente estava escondido em compartimentos de banheiros da embarcação, a qual estava carregada com açúcar e tinha como destino a Nigéria. Na manhã desta quarta-feira, (7/2), a Polícia Federal (PF), em conjunto com a Guarda Portuária (GPORT), apreendeu tabletes de cocaína no interior de um navio que se encontrava atracado no Porto de Santos. A ação também contou com apoio de militares da Marinha. O entorpecente estava escondido em compartimentos de banheiros da embarcação, a qual estava carregada com açúcar e tinha como destino a Nigéria. No total foram apreendidos cerca de 31 kg da substância pela PF, que realizou perícia no local dos fatos, a fim de subsidiar a investigação a ser conduzida em inquérito policial. Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Santos/SP
19 de janeiro de 2024
ANGPB e SINDGUAPOR-RJ participam de reunião com a ABEPH
Na manhã da última quinta-feira (18) a Associação Nacional da Guarda Portuária do Brasil – ANGPB e o Sindicato dos Guardas Portuários do Estado do Rio de Janeiro – SINDGUAPOR-RJ estiveram reunidos com a Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias – ABEPH, representada pela Diretora Executiva Gilmara Temóteo. A reunião teve o objetivo de alinhar ideias referentes à atividade das Guardas Portuárias, como também dialogar sobre a importância de uma nova regulamentação para a categoria, buscando apoio daquela entidade para as demandas relacionadas. O encontro também foi a oportunidade de conhecer a nova Diretora da ABEPH, bem como apresentar a diretoria da ANGPB e do SINDGUAPOR-RJ e os trabalhos realizados em Brasília em prol do fortalecimento da categoria.
18 de janeiro de 2024
Em reunião, ANGPB E SINDGUAPOR-RJ encontram o Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários.
As entidades apresentaram proposta de Nova Portaria tratando sobre a Regulamentação da Guarda Portuária. A Associação Nacional da Guarda Portuária do Brasil – ANGPB e o Sindicato dos Guardas Portuários do Rio de Janeiro – SINDGUAPOR-RJ participaram de reunião na última quarta-feira (17) com o Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Sr. Alex Sandro de Ávila. O encontro foi a oportunidade de apresentar as diretorias das representações ao novo Secretário, bem como demonstrar os trabalhos realizados por ambas ao longo dos anos, como a inclusão da Guarda Portuária no SUSP, a atualização da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) incluindo a atividade de Guarda Portuário entre as categorias de segurança pública, a participação no Grupo de Trabalho do Novo Decreto de Armas e a participação da Associação Nacional, como entidade, no Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social – CNSP. Como objetivo principal da reunião, a Associação Nacional apresentou uma nova proposta de Portaria, com texto compilado das antigas Portarias nº 121, de 13 de maio de 2009, e nº 350, de 1º de outubro de 2014, com inclusões de artigos pontuais e atualização daqueles já existentes. A ideia foi levar um texto que já era de conhecimento do Governo atual, na busca de agilizar o processo dentro da atual gestão.
15 de dezembro de 2023
MJSP ratifica participação da ANGPB no Conselho Nacional de Segurança Pública
Órgão colegiado reúne autoridades e instituições da sociedade civil para a formulação e proposição de políticas públicas voltadas à prevenção e repressão ao crime. No dia 8 de dezembro (segunda-feira), a Associação Nacional da Guarda Portuária do Brasil – ANGPB participou de reunião do Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social – CNSP, onde foi ratificada a representação da Guarda Portuária, através da ANGPB, para 2 (dois) anos de mandato. Publicado no Diário Oficial da União do dia 12 de dezembro de 2023, através da Portaria MJSP Nº 309/2023, a designação da ANGPB para compor o Conselho Nacional como Entidade da Sociedade Civil Organizada, ocorreu em virtude de processo eleitoral público no ano de 2022, o que possibilitou a indicação de 2 (dois) Guardas Portuários para serem os representantes no Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social – CNSP, fortalecendo a categoria diante das tratativas relacionadas aos temas afetos ao Conselho. Durante a reunião, foi dada a palavra aos Conselheiros, onde pode ser apresentada a Guarda Portuária e sua disponibilidade operacional para contribuir com a Segurança Pública da fronteira molhada e solicitação de apoio dos presentes para aprovação da PEC 59/2007. O CNSP é um órgão colegiado permanente, integrante estratégico do SUSP, tem competência consultiva, sugestiva e de acompanhamento social das atividades de segurança pública e defesa social e dentre as suas atribuições, estão: ▪️ Estudar, analisar e sugerir alterações nas legislações pertinentes; ▪️ Atuar, de forma consultiva, sugestiva e de acompanhamento social das atividades de Segurança Pública. O secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, durante a reunião, anunciou que será submetida ao Conselho uma minuta com a revisão do Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social e que também será feita consulta pública por 60 dias a partir da instalação do Conselho. Fonte: Associação Nacional da Guarda Portuária do Brasil – ANGPB
2 de novembro de 2023
Guarda Portuária reforça segurança nos Portos do Rio de Janeiro e Itaguaí
O objetivo das medidas adicionais é reforçar a proteção das instalações portuárias, dos navios atracados e das equipes envolvidas nas operações. A PortosRio tomou a iniciativa de intensificar a atuação da Guarda Portuária nos Portos do Rio de Janeiro e Itaguaí a partir desta quinta-feira (dia 2), aumentando os efetivos e os patrulhamentos. Essa decisão está alinhada com o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em portos e aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quarta-feira (dia 1º). De acordo com o diretor-presidente da PortosRio, Francisco Martins, “a Autoridade Portuária e o Ministério de Portos e Aeroportos se integram à estratégia do Governo Federal, somando esforços com a força nacional dos Ministérios da Justiça e da Defesa para garantir a máxima segurança nos portos”. As ações da Guarda Portuária nos portos organizados serão coordenadas com a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro e o Comando do 1º Distrito Naval, que também atuarão nos acessos aquaviários aos portos e poderão realizar inspeções navais.  O objetivo das medidas adicionais é reforçar a proteção das instalações portuárias, dos navios atracados e das equipes envolvidas nas operações. O superintendente da Guarda Portuária, José Tadeu Diniz, destacou que “as ações incluem o patrulhamento marítimo do Grupamento de Ações Extraordinárias da Guarda Portuária, o incremento nos efetivos em 50% e a intensificação das revistas de veículos e das rondas nas áreas restritas”. Além disso, a Guarda Portuária aumentará o monitoramento do contrabordo dos navios atracados por meio do Centro de Comando e Controle de Segurança Portuária (CCCSP). Também coordenará ações nos terminais arrendados em conjunto com a segurança privada das empresas arrendatárias e reforçará a fiscalização nos veículos de fornecimento de consumo a bordo. O GLO terá duração até maio de 2024 e abrangerá, além dos portos do Rio de Janeiro e Itaguaí, o Porto de Santos e os aeroportos de Guarulhos e Galeão. A medida estabelece a criação de uma operação integrada de combate ao crime organizado com a participação de diversas forças, incluindo Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército, Aeronáutica e Marinha. Fonte: ASSCOM/PortosRio