Guarda
na Imprensa
20 de maio de 2021
Na noite da última quinta-feira (3), o navio mercante ‘Ever Lifting’ desatracou do terminal conteineiro ICTSI Rio, no Porto do Rio de Janeiro, com destino ao Porto de Santos, utilizando o Canal de Cotunduba. É a primeira vez que um navio de 335 metros de LOA navega em período noturno pela via. A informação foi divulgada pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Autoridade Portuária responsável pela administração do porto. Histórico do Navio e a travessia O navio conteineiro ‘Ever Lifting’ foi construído em 2015 e está navegando sob bandeira do Reino Unido. Com largura de 45 metros e calado de 13 metros, sua capacidade de carga é de 8.452 TEU. A manobra noturna no Canal de Cotunduba contou com uma ação coordenada das equipes da Gerência de Acesso Aquaviário da CDRJ, da Gestão de VTMIS (sigla inglesa para Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações), da Marinha do Brasil, da Praticagem RJ e da Guarda Portuária, que realizou a varredura prévia do Canal e a escolta do navio durante o trajeto. Nova sinalização do Canal de Cotunbuba As manobras noturnas no Canal de Cotunbuba, também conhecido como “Canal Varrido”, foram iniciadas em abril deste ano, depois que a via ganhou uma moderna sinalização náutica. O novo balizamento conta com três boias articuladas submersíveis (BAS) dotadas da tecnologia de transceptores com AIS AtoN, que promovem maior precisão na delimitação do canal, a fim de reduzir o risco de acidentes. Essa melhoria no principal acesso aquaviário de navios de grande porte ao Porto do Rio de Janeiro foi possibilitada por uma parceria da CDRJ com os terminais portuários ICTSI Rio, MultiRio e Triunfo Logística. Todo o projeto foi desenvolvido por um Grupo de Trabalho (GT) liderado pela Autoridade Portuária e que conta com a participação de representantes das empresas arrendatárias, da Marinha do Brasil (MB) e da Praticagem RJ. Com o Canal de Cotunduba operacional para navegação noturna segura, estão sendo viabilizadas as operações de embarque e desembarque durante a noite e estima-se que o tempo de espera dos navios será reduzido em, aproximadamente, oito horas para cerca de 50% das escalas do Porto do Rio de Janeiro, proporcionando a maximização das janelas de entrada e saída e maior competitividade para os terminais. Fonte: Defesa em Foca
20 de maio de 2021
Uma bebê nasceu em um veículo enquanto os pais tentavam chegar ao hospital, no último sábado (1º), em Santos. A pequena Lívia Castro de Andrade recebeu apoio de três integrantes da Guarda Portuária (Gport), que faziam ronda pela Avenida Rodrigues Alves, no Macuco, por volta das 6 horas. A mãe e a criança estão bem e já receberam alta. Os guardas César Augusto Rodrigues Netto, José Vitor da Silva e Carlos Alberto De Paula Batista, da Autoridade Portuária de Santos, novo nome da Companhia Docas do Estado de São Paulo, a Codesp, foram abordados pelo pai da recém-nascida, Marcelo Santos de Andrade. Ele pediu auxílio para chegar o mais rapidamente possível ao hospital São Lucas, na Vila Mathias. Isto porque Silvane da Silva Castro de Andrade já havia dado à luz, no interior de um veículo. Em pouco tempo, chegaram à unidade de saúde, onde ambas foram atendidas. “Eu havia visto uma mulher com os pés em cima do painel do carro. Em seguida, o pai, muito nervoso, veio nos pedir ajuda e já corremos para conter o trânsito até o hospital para que eles pudessem chegar mais rápido. Em 35 anos no Porto, esta foi a primeira vez que algo do tipo ocorreu”, contou o guarda De Paula. Silvane e Marcelo estavam em Guarujá, onde moram, quando começaram as primeiras contrações. Com pressa, partiram para a maternidade, mas quando a balsa estava encostando em Santos, Lívia nasceu. “Ela mesma (a mãe) fez tudo. Tirou, a colocou no peito e deu até aquela tapinha para a Lívia chorar. Aí ela abriu os olhinhos para nós e chorou. Enquanto isso, eu dirigia pela Avenida Portuária (Mário Covas)”, contou o pai. A bebê nasceu às 6h32 e deu entrada no hospital às 6h45. Tudo foi possível graças à ação rápida dos integrantes da Guarda Portuária. Segundo Vítor, até o VLT precisou ser parado para a passagem do veículo. “Foi emocionante. Vai ser ótimo se pudermos acompanhar os primeiros anos da Lívia”, destacou o guarda. No dia seguinte, a equipe retornou ao hospital para uma visita e entrega de presentes para a família. Para Cesar, que conduzia a viatura, a cena ficará na memória. Marcelo, o pai de Lívia, também é portuário e atua no terminal da Localfrio, em Guarujá, na Margem Esquerda do Porto de Santos. “Agradeci de coração a ajuda dos guardas portuários. Fiquei muito feliz com as demonstrações de carinho da equipe. Agora, estamos todos bem, graças a eles”. Fonte: A Tribuna
20 de maio de 2021
A Guarda Portuária da Companhia Docas do Pará (CDP) de Santarém, no oeste do Pará, constatou na manhã desta quarta-feira (15) uma embarcação de pequeno porte com uma carga de 400 kg de camarão armazenada ao lado de agrotóxicos, e acionou a Vigilância Sanitária Municipal. O produto foi apreendido. De acordo com o supervisor de segurança, Francisco Martins, a carga estava sendo transportada para uma embarcação maior que iria para a cidade de Manaus (AM). Ainda no momento da fiscalização, o responsável não apresentou documento fiscal do produto. “Durante inspeção de rotina, nós constatamos que a carga de camarão estava sem refrigeração e o que chamou mais atenção é que ao lado do camarão havia grande quantidade de agrotóxicos”, destacou. A guarda portuária do CDP acionou a Vigilância Sanitária para inspeção da carga. No momento da inspeção, os fiscais confirmaram a irregularidade e apreenderam todo o camarão. Um processo administrativo deve ser aberto para que o responsável pela carga seja penalizado. Fonte: G1