Guarda
na Imprensa
14 de julho de 2024
Os profissionais participaram de seminários e palestras visando o aprimoramento das ações realizadas no canil da Guarda Portuária. No início do mês de julho, os guardas portuários Cleiton, Soares e Bettoni, participaram de uma palestra sobre Cinoterapia, na cidade de Guarulhos. Esta prática vem sendo adotada por diversas corporações como ferramenta de aproximação e retorno social junto à comunidade, sendo aplicada em conjunto nas terapias e tratamentos de pacientes com TEA (transtorno do espectro autista), dentre outros problemas de saúde. Já nos dia 5, 6 e 7 de julho, os guardas portuários Cleiton e Bettoni, participaram do Seminário de Busca e Captura em mata com cães. Ministrado pelo Sgt PM Cazarotte, na cidade de Rio Claro / SP. Tal aprimoramento é de grande importância, tendo em vista as áreas extensas que fazem parte da poligonal do Porto, como o trajeto das linhas de transmissão de Itatinga, as área das Ilhas Barnabé-Bagres e região da Alemoa. Esta técnica pode auxiliar tanto nas buscas de fugitivos ou pessoas perdidas, como também em apoio às autoridades que atuam nos Portos e adjacências, como por exemplo a Polícia Federal, Receita Federal e Anvisa.
12 de julho de 2024
O atleta, que é patrocinado pela Autoridade Portuária Federal na Bahia (CODEBA), conquistou a 5ª colocação no Campeonato Brasileiro de Cross Triathlon, garantindo vaga para o Mundial em Pontevedra, na Espanha, em 2025. O atleta e guarda portuário do Porto de Salvador, Jorge Weber, patrocinado pela Autoridade Portuária Federal na Bahia (CODEBA), conquistou a 5ª colocação no Campeonato Brasileiro de Cross Triathlon, realizado em junho em Rio de Contas, na Chapada Diamantina. Este desempenho garantiu a ele uma vaga no Mundial em Pontevedra, na Espanha, em 2025. A competição, cheia de desafios, iniciou com uma prova de natação nas águas frias da represa, com temperatura de 16ºC, onde o uso de roupa de borracha foi obrigatório. O ciclismo, por sua vez, apresentou uma subida de 5 km, atingindo uma altitude de quase 1.200 metros. A etapa final, uma corrida, incluiu aclives e declives em diversos tipos de terreno. “Estou muito feliz com o resultado! O nível técnico foi elevadíssimo, com muitos atletas das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Tivemos também a honra de competir ao lado de dois atuais Vice-Campeões Mundiais, o que tornou a prova ainda mais qualificada. Essa troca de experiências com atletas de outros estados é incrível e enriquecedora”, celebrou o atleta. Fonte: Autoridade Portuária Federal na Bahia (CODEBA)
10 de julho de 2024
O curso, ministrado pela Polícia Rodoviária Federal, capacitou os profissionais a utilizarem os etilômetros recém-adquiridos pela Companhia Docas. 10 Guardas Portuários da Companhia Docas do Ceará participaram, nesta quarta-feira (10/07), de um treinamento, na sede da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal, em Fortaleza, sobre o uso adequado de etilômetros (aparelhos que medem concentração de álcool no sangue, popularmente conhecidos como bafômetros). A capacitação foi feita pelos instrutores Ricardo Araújo e Alisson Mesquita, da PRF. “Foram três horas de aprendizado; estamos nos aprimorando, reciclando, para melhorarmos ainda mais a segurança do Porto de Fortaleza” disse o Coordenador da Guarda Portuária do Porto de Fortaleza, Firmino Forte, que esteve acompanhado do Chefe de Gabinete da Presidência da CDC, Paulo César Moreira de Sousa. O segundo dia de capacitação será realizado na próxima sexta-feira (12/07), quando outros 10 Guardas Portuários participarão do treinamento. O curso capacitará os Guardas Portuários a utilizarem os etilômetros recém-adquiridos pela Companhia Docas do Ceará. Os testes com os equipamentos serão aplicados aos motoristas que acessarem o Porto de Fortaleza. Fonte: Companhia Docas do Ceará
7 de julho de 2024
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos foi a responsável por transmitir informações atualizadas aos profissionais que atuam em vias sob a circunscrição da Autoridade Portuária. Para transmitir informações atualizadas sobre a legislação de trânsito aos guardas portuários que atuam na Cidade, a Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos realizou, na última terça-feira (2), palestra aos profissionais que atuam na operação e fiscalização de trânsito em vias sob a circunscrição da Autoridade Portuária. Os funcionários foram orientados sobre a fiscalização de infrações que passou a ser realizada por agentes de trânsito na esfera municipal, inclusive daqueles que atuam por força de convênio, como no caso dos integrantes da Guarda Portuária de Santos. Antes, as infrações eram fiscalizadas apenas pelo Estado, por meio do policiamento militar. Alguns exemplos transmitidos foram conduzir veículo sem habilitação, sob a influência de álcool ou de outra substância psicoativa (drogas), com veículo em mau estado de conservação, sem registro, sem licenciamento, sem equipamento obrigatório ou com ele ineficiente, entre outras, que precisam de abordagem do infrator para que sejam caracterizadas. As atualizações têm como base a Lei nº 14.599/2023, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro, ampliando as competências concorrentes dos órgãos executivos municipais e estaduais de trânsito. O treinamento ocorreu no Centro de Excelência Portuária de Santos e foi ministrado pelo assessor jurídico da Companhia, Marco Fabrício Vieira. Esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura. Conheça os outros artigos dos ODS. Fonte: Prefeitura de Santos
20 de junho de 2024
Como Conselheiro Titular desde 2022, essa é a segunda reunião ordinária que o presidente da Associação Nacional da Guarda Portuária participa representando a ANGPB, seus associados e a Sociedade Civil Organizada. O presidente da Associação Nacional da Guarda Portuária do Brasil – ANGPB participou nesta quarta-feira (19) da 9ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social – CNSP. Conselheiro Titular eleito, o presidente da ANGPB, que faz parte do CNSP desde novembro de 2022, com atualização em dezembro de 2023, teve a oportunidade de levar as demandas da Guarda Portuária para o Conselho. Também foi protocolado antecipadamente, sugestão de criação de um Grupo de Trabalho dentro do Conselho Nacional de Segurança Pública para realizar levantamento sobre segurança pública nos portos brasileiros, em especial sobre a atividade das Guardas Portuárias.
20 de junho de 2024
O encontro, que contou com a participação da Deputada Federal Laura Carneiro, teve como objetivo o alinhamento e maior integração da Guarda Portuária no SUSP. Na última terça-feira (18), diretores da Associação Nacional da Guarda Portuária do Brasil (ANGPB) e do Sindicato dos Guardas Portuários do Rio de Janeiro (SINDGUAPOR-RJ) estiveram reunidos na Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP, em Brasília. O encontro teve como objetivo buscar uma maior integração da Guarda Portuária junto aos demais órgãos de Segurança Pública, bem como uma maior inserção do órgão nas políticas de segurança pública do Poder Executivo, à luz da Lei 13.675/2018, que criou o Sistema Único de Segurança Pública – SUSP. A reunião também contou com a participação da Deputada Federal Laura Carneiro, que sempre apoia as demandas da Guarda Portuária no Congresso Nacional e nas agendas junto ao Governo Federal.
23 de abril de 2024
ANGPB e SINDGUAPOR-RJ mantêm diálogo com Comissão de Juristas formada para Revisão da Lei dos Portos
Na última semana, as entidades participaram de Audiência Pública da Comissão que pretende realizar a revisão da legislação de Portos. Cumprindo agenda em Brasília, a Associação Nacional da Guarda Portuária do Brasil – ANGPB e o Sindicato dos Guardas Portuários do Estado do Rio de Janeiro – SINDGUAPOR-RJ estiveram presentes na Audiência Pública realizada pela Comissão de Juristas responsável por elaborar proposta para revisão legal da exploração de portos e instalações portuárias. Desde a formação da Comissão, publicada pela Câmara dos Deputados, as entidades vêm buscando o diálogo com integrantes do grupo responsável por revisar a legislação dos Portos, com o objetivo de melhorar a redação específica que trata sobre a Guarda Portuária na atual Lei 12.815/2013, a exemplo da reunião virtual que ocorreu no dia 13 de março com o Ministro do TST, Sr. Douglas Alencar Rodrigues, presidente da Comissão, e com o Desembargador do TRT, Sr. Celso Ricardo Peel Furtado de Oliveira, relator da Comissão. Fonte: ANGPB
1 de março de 2024
O magistrado anotou que o órgão integra o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), conforme dispões o artigo 9º, parágrafo 2º, inciso XVI, da Lei 13.675/2018, sendo ainda regido pelo Regulamento da Guarda Portuária (Decreto 87.230/1982). A Guarda Portuária tem atribuição para exercer o poder de polícia em sua área de atuação, ainda que nas dependências de terminal privado. Com essa observação, o juiz Roberto Lemos dos Santos Filho, da 5ª Vara Federal de Santos (SP), reconheceu que foi legal a ação de integrantes da corporação ao prender em flagrante quatro homens com 119 quilos de cocaína. Assim, ele condenou o grupo por tráfico internacional de droga. A prisão ocorreu na madrugada de 14 de julho de 2023. A defesa de dois dos réus alegou em suas alegações finais que houve ausência de justa causa para a busca pessoal nos acusados. Segundo ela, a atuação da Guarda Portuária foi inadequada porque desempenhou atividades de policiamento ostensivo, que vão além de suas atribuições legais. Por esse motivo, pediu a nulidade das provas produzidas. Essa tese, no entanto, foi rechaçada pelo julgador, conforme o qual a Guarda Portuária desempenha “papel fundamental na segurança e vigilância das áreas portuárias”. O magistrado anotou que o órgão integra o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), conforme dispões o artigo 9º, parágrafo 2º, inciso XVI, da Lei 13.675/2018, sendo ainda regido pelo Regulamento da Guarda Portuária (Decreto 87.230/1982). “É inegável, portanto, que os agentes do referido órgão detêm a incumbência de realizar atos necessários para coibir a prática de atos ilícitos nas dependências das instalações portuárias, inclusive conduzir buscas pessoais e veiculares necessárias à proteção da integridade dos bens e instalações portuárias ou de assegurar a adequada execução dos serviços portuários”, frisou Roberto Lemos. No caso dos autos, guardas portuários foram acionados após o comportamento suspeito do motorista de um caminhão. Ele passou em alta velocidade por um aparelho de escâner do pátio da empresa Brasil Terminal Portuário (BTP), em Santos, motivando a abordagem. Outros três homens estavam escondidos na cabine do veículo, onde foram apreendidos quatro bolsas com tabletes de cocaína e três lacres de contêineres clonados. Provimento parcial “As provas produzidas nestes autos demonstram de forma segura que os acusados tiveram efetiva participação da operação de guarda e transporte para o interior do terminal portuário da grande quantidade de cocaína apreendida (119 kg), que seria inserida em contêiner destinado a país estrangeiro”, concluiu o juiz ao condenar os quatro réus por tráfico internacional. O Ministério Público Federal também pediu a condenação do grupo por associação para o tráfico, mas o julgador o absolveu com base no in dubio pro reo (na dúvida, a favor do réu). Apesar de vislumbrar indícios de associação, Lemos ponderou inexistirem provas conclusivas “acerca da estabilidade e permanência na reunião dos acusados e demais indivíduos não identificados para a prática permanente, reiterada, de tráfico de drogas”. Apesar de absolver pela associação, o magistrado negou aos réus a redução de pena prevista no artigo 33, parágrafo 4º (tráfico privilegiado), requerida pela defesa, “tendo em vista as condutas terem se concretizado, por certo, em ação orquestrada e executada pelos acusados junto com terceiros não identificados, em ações próprias às desenvolvidas por organizações criminosas”. Um dos réus admitiu que receberia R$ 50 mil para levar a cocaína ao terminal portuário e colocá-la em contêineres previamente definidos. Esse dinheiro seria dividido com os demais acusados, com os quais ele se encontrou pouco antes do início da logística criminosa, na estação de catraias que realizam a travessia Santos-Guarujá. O autor da confissão não revelou quem o contratou para essa empreitada. Processo 5004740-09.2023.4.03.6104 Fonte: CONJUR – Eduardo Velozo Fuccia
23 de fevereiro de 2024
Alunos realizaram navegação no estuário, na qual foram apresentados os terminais. A quarta-feira (22) ficou marcada por trabalhos realizados entre a Guarda Portuária e a Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá em conjunto durante um curso de formação. Após a atividade, as corporações participaram de uma visita técnica embarcada ao estuário do Porto de Santos. Durante a palestra, foram apresentadas aos novos GCM as atividades e funções da Guarda Portuária na segurança do Porto de Santos, assim como demostrada a necessidade de integração dos serviços realizados entre a corporação e a GCM na área guarujaense do Porto, margem esquerda do complexo portuário.Na sequência, os alunos realizaram navegação no estuário, na qual foram apresentados os terminais. O curso contou com a participação de 35 alunos e dois instrutores da GCM, com palestra dos Guardas Portuários Rafael Gonçalves dos Santos, Felipy Nunes de Barros e Murilo Antunes Barroqueiro. Fonte: Diário do Litoral
23 de fevereiro de 2024
A utilização de recursos de última geração permitirá o aprimoramento das ações de segurança no principal porto marítimo do Rio Grande do Sul. A Portos RS deu início, na última semana, aoprocesso de capacitação dos Guardas Portuáriospara atuação no novo Centro de Controle eComunicação (CCCom) do Porto do Rio Grande. O investimento integra integra o o pacote de ações executadas pela Autoridade Portuária para a modernização das instalações aos padrões de ISPS Code e de Alfandegamento. A utilização de recursos de última geração permitiráo aprimoramento das ações de segurança no principal porto marítimo do Rio Grande do Sul. Entre as inovações estão o novo CFTV com inteligência artificial aplicada, os sistemas de defesa de perímetro, de alarme e de comando por alta voz, além do gerenciamento do controle de acesso. As obras, que atingem toda a infraestrutura portuária, estão sendo executadas pela empresa Eagle, especializada no fornecimento de sistemas de segurança eletrônica e vencedora da licitação realizada pela Portos RS. Os investimentos avaliados em R$ 46,7 milhões, colocam o Porto do Rio Grande em posição de destaque no atendimento dos padrões internacionais. De acordo com o diretor de infraestrutura, Lucas Meurer, “a modernização das instalações portuárias é algo que vinha sendo planejado pela extinta Superintendência e agora com a Portos RS esse desejo está sendo concretizado. Tratam-se de várias intervenções que juntas atenderão aos padrões de ISPS Code e de alfandegamento. O novo CCCom é uma parte desse processo e o investimento em recursos de última geração se refletirá no aprimoramento das ações de segurança e no controle de acesso da unidade”, explicou ele. Fonte: O Litorâneo