Dando prosseguimento ao programa de capacitação continuada da Guarda Portuária da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), quatro de seus integrantes, sendo três homens e uma mulher, participaram do Curso de Primeiros Socorros em Atividade Policial (PSAP), ministrado pela Polícia Federal (PF). O treinamento foi realizado no período de 23 a 27 de agosto.
Com uma duração de 20 horas de aulas práticas e teóricas, o curso ensina os fundamentos e técnicas básicas de Primeiros Socorros em atividade policial, a aplicação das técnicas de atendimento pré-hospitalar, as condutas preventivas na rotina de trabalho e vida pessoal, procedimentos de proteção individual e da equipe para o atendimento de urgência, o reconhecimento de emergências, bem como os protocolos adotados conforme o acidente identificado.
Além desses conhecimentos, o treinamento prepara os alunos para questões como Planejamento Operacional, Plano de Evacuação Médica, Controle Hemorrágico, Uso do Torniquete, Curativo Compressivo, Transporte de Feridos, Acidente Veicular, Tratamento de Urgência em Ambiente Policial, entre outras habilidades.
Também participaram da capacitação membros do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar. As aulas aconteceram na Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro (SPF/RJ), com algumas aulas práticas desenvolvidas no Armazém 4 do Porto do Rio de Janeiro, gentilmente cedido pela empresa arrendatária Pier Mauá.
Fonte: ASSCOM CDRJ