No dia 11 de agosto, a Guarda Portuária do Porto de Rio Grande, no litoral do Rio Grande do Sul, participou de uma operação conjunta seguindo as diretrizes estabelecidas em reunião “Parcerias Público-Privadas na Segurança Pública”, realizada na sede da Marinha com as presenças de representantes de terminais portuários e órgãos públicos, incluindo a Agência Brasileira de Inteligência – Abin.
Além da Guarda Portuária, participaram agentes da Polícia Federal (PF) e da Receita Federal do Brasl (RFB), com apoio da equipe de cães de faro K9 RFB. A ação abrangeu todo o recinto alfandegado do Porto de Rio Grande. Os focos da fiscalização foram as cargas gerais e as operações de embarcação de águas interiores – envolvidas no transporte de mercadorias destinadas à exportação.
A última atividade desenvolvida foi uma ação em uma marina localizada em área não regularizada, oriunda de invasão dentro do porto organizado. O local é utilizado como base por diversas embarcações de apoio marítimo portuário.
As equipes envolvidas nestas ações contaram com o apoio do Centro Operacional de Vigilância da Alfândega de Rio Grande, cuja cobertura de vigilância eletrônica abrange até mesmo áreas localizadas fora do perímetro dos recintos alfandegados.