Na noite desta quinta-feira (17), uma ação conjunta entre a Polícia Federal, Receita Federal e a Guarda Portuária resultou na apreensão de 700 kg de cocaína no Terminal de Contêineres de Salvador, que estavam escondidos em um fundo falso de um caminhão e em um contêiner com carga de exportação de algodão com destino à Europa. Durante a operação, sete pessoas foram presas em flagrante.
A operação teve início quando seguranças do Terminal notaram o comportamento suspeito de um motorista e acionaram as autoridades. Ao chegarem ao local, os agentes localizaram seis indivíduos escondidos no lastro do caminhão, que tentavam acessar o porto para realizar a contaminação de drogas com destino à Europa. Durante a inspeção, foram encontrados cerca de 300 kg de cocaína no veículo.
Além da apreensão no caminhão, a Receita Federal realizou uma inspeção detalhada em contêineres próximos, selecionando algumas cargas de exportação para uma análise mais minuciosa com base em sistemas de gerenciamento de risco. Um dos contêineres, carregado com algodão e com destino ao Porto de Algeciras, na Espanha, seria embarcado em um navio no final de semana. Durante a inspeção, foram encontrados mais de 400 kg de cocaína, escondidos pela técnica “rip on, rip off”, utilizada para ocultar drogas em cargas legítimas sem o conhecimento do proprietário da mercadoria.
A Autoridade Portuária da Bahia reforça seu compromisso com a segurança portuária e o combate ao crime organizado, em parceria com as forças de segurança pública.